loading...

domingo, 12 de abril de 2015

Cálamo-aromático



Indicações para o Cálamo:
Aplicado externamente em forma de compressas como coadjuvante no tratamento de tumores ganglionares.

Fitoquímica:
Óleo volátil, acorina (glicosídeo), calamina (alcalóide cristalizado) e vitamina C, amido, tanino, heterosídeos, colina, mucilagem, acoretina (resina) metilamina, ácidos cáprico e palmítico, terpenos, sesquiterpenos e essência, composta de asarona (80%), alfa-pineno, eugenol, metil-eugenol, canfeno, cineol e cânfora. O princípio amargo é a acorina, um glicosídeo composto e viscoso.

Propriedades Etnoterapêuticas:
Os rizomas são excitantes, tônicos, aromáticos, anticatarrais, antieméticos, aperientes, digestivos, febrífugos, laxantes e diuréticos suaves.

Atividade Biológica:
O extrato da planta inibe a germinação e o crescimento das hifas dos fungos dérmicos Epidermophyton floccosum, Microsporum gypseum, Tricophyton mentagrophytes e Tricophyton rubrum.

Como Usar:
Decocção:
Ferver por 5 minutos 1 colher das de chá de pó de cálamo para uma volume de água de um copo. Coar, adoçar com mel e tomar após as refeições (digestivo).
Banho de imersão: ferver por 30 minutos 3 colheres das de sopa do rizoma seco em 1 litro de água fria. Coar e adicionar à água da banheira. Permanecer em imersão por 20 minutos, à noite, antes de deitar. Promove o relaxamento.
Máscara tonificante: ferver por 10 minutos 2 colheres das de sopa de cálamo em pó para um copo de água. Deixar esfriar e adicionar arroz em pó até obter uma massa consistente. Aplicar a massa sobre o rosto previamente limpo, deixando por 15 minutos. Retirar com água morna.

Do Cálamo utiliza-se o rizoma dessecado, livre das raízes. As folhas contém menor teor de princípios ativos.







Ácoro-verdadeiro, cana-cheirosa, pimenta-das-abelhas ou Cálamo-aromático são os nomes populares do Acorus calamus L. que pertence a família botânica Araceae.
O Cálamo-aromático é uma espécie alóctone, originária da Índia e da Europa. É encontrada crescendo subespontaneamente em áreas com água parada, várzeas úmidas ou alagadas e a beira de riachos e açudes. Vegeta espontaneamente até 1.000 m de altitude.
Planta herbácea, perene, acaule, cespitosa, aromática, paludosa ou aquática. As folhas são ensiformes ou lineares, eretas, compridas, invaginantes,  reunidas em feixe na base, com 1,0 a 1,5m de comprimento por 1,5 a 2,0cm de largura. Espadice cilíndrico, em escapo semelhante a folha, 3-angulado. Flores amarelo-castanhas, hexâmeras. As flores normalmente são estéreis. As plantas que frutificam são diplóides ou tetraplóides, produzindo um fruto piramidal, com cerca de 4mm de comprimento, contendo 2 a 3 sementes. O rizoma é cilíndrico, grosso, noduloso, serpeante, verde-claro internamente e amarelado por fora.
A planta é de clima temperado, adaptando-se aos subtropicais amenos. É heliófita e higrófita.
Prefere solos pouco ácidos, férteis, úmidos a encharcados.

Cultivo:
Espaçamento: 0,4 x 0,3m.
Propagação: divisão do rizoma. Cortar segmentos de 2 a 3 cm para o plantio. A areia é o substrato mais adequado para o enraizamento. Deve ser mantida sempre úmida.
Plantio: outono e primavera. O cultivo da planta em áreas paludosas ou uliginosas deve prever o uso de água não contaminada, oxigenada e não estagnada. Pode ser utilizada as várzeas inundadas da cultura do arroz. Os rizomas devem ser enterrados entre 5 a 10 cm de profundidade, para haver uma boa fixação da planta.
Florescimento: só ocorre quando o rizoma está completamente coberto com água.
Colheita: inicia a partir de dois anos após o plantio, no verão ou outono. Os rizomas muito velhos e grossos são muito fibrosos, devendo ser usados apenas como material de propagação.
Rendimento: cerca de 2.200 kg dessecados por hectare.
Pós-colheita: os rizomas devem ser lavados e submetidos à retirada de todas as raízes, para depois serem desidratados em estufa, a temperatura de 32ºC. A secagem no sol é inviável pois é demorada, permitindo a degradação enzimática.

Atenção e Cuidados:
Não se deve consumir o rizoma sem ter sido desidratado.

Curiosidades do Cálamo:
O rizoma apresenta odor agradável e sabor amargo e adocicado.
O rizoma é utilizado na conservação de peliça.
O óleo essencial do rizoma é matéria prima para a indústria de perfumarias, cosméticos e dentifrícios.
O pó do rizoma é insetífugo ou inseticida.
É utilizado também no preparo de licores e doces.

Tags:

0 Responses to “Cálamo-aromático”

Postar um comentário

Assine Nosso Feed de Notícias

Assine nosso Feed de Notícias e fique sempre atualizado

© 2015 Remédios da Vovó.com.br. All rights reserved.
Designed by SpicyTricks