loading...
segunda-feira, 18 de julho de 2016
Oriza - De Cosméticos à Planta Medicinal
segunda-feira, 18 de julho de 2016 by Victinho Fernandopolis
A Pogostemon cablin [Blanco] Benth. ou P. patchouly Pellet. é uma espécie alóctone originária da Índia pertencente a família botânica Lamiaceae, que ficou conhecida popularmente no Brasil como Oriza, Patcholi, patchuli ou patchouli.
É uma planta arbustiva perene que cresce de 0,3 a 1,0mt, possui caule ereto, grosso, quadrangular, lenhoso na base, violeta-castanho, ramificado no dossel superior. Suas folhas são lisas, aveludadas, cobertas com um tomento amarelado fosco e glândulas de óleo em ambas as faces, ovadas, ponta subaguda, base cuneada, inteiras, pecioladas, opostas, com as margens grosseiramente duplo-dentadas, fortemente aromáticas e medindo 5 a 10cm de comprimento por 3 a 7cm de largura. As flores apresentam-se em glomérulos com espigas compostas, hermafroditas, pentâmeras. Fruto seco. Os ramos são radicantes.
Prefere clima quente e úmido. Em regiões subtropicais o crescimento é lento e não ocorre o florescimento. Prefere solos aluviais, ricos em matéria orgânica e bem drenados.
Plantio:
• Espaçamento :1,2 x 1,0m.
• Propagação: estacas de ramos. As estacas são enraizadas em areia ou vermiculita, mantidas sempre umedecidas, sob tela de sombrite 70%.
• Plantio: outubro a novembro.
• Adubação: 1kg de húmus de minhoca ou composto orgânico e 100g de fosfato natural por planta. Readubar anualmente, aplicando-se 10g de fosfato de amônio por planta, a cada três meses, na primavera e verão.
• Nutrição: é comum ocorrer sintomas de deficiências nutricionais, sobretudo de fósforo e magnésio, sob temperaturas baixas.
• Plantas daninhas: por ter um crescimento lento, é imperioso que se faça um bom controle dos inços desde o plantio.
• Colheita: inicia 12 a 14 meses após o plantio. As folhas são colhidas antes do florescimento, quando ele ocorre.
A Oriza é utilizada no tratamento de dor-de-cabeça, fastio, náuseas, vômitos, diarréia, coriza, eructações, cólicas, halitoses, influenza, febre, dores musculares, tosse e dispepsia.
É antibacteriana e demulcente.
Uso:
• 6 a 12g/xícara, na forma de pó, infusão ou decôcto; 4,5 a 9g/xícara.
Utilizando-se toda a planta, exceto as raízes.
Conheça Melhor:
• O óleo essencial da planta, obtido por destilação, é utilizado na fabricação de perfumes, cosméticos e sabonetes.
• As folhas pulverizadas, embaladas em saches, protegem as roupas do ataque de insetos.
ATENÇÃO: As propriedades medicinais e terapêuticas aqui postadas foram repassadas de geração em geração através do conhecimento popular, portanto, é necessário muita cautela na sua manipulação.
Não toque ou manipule qualquer planta para a produção de remédios caseiros sem antes ter uma prévia avaliação médica da situação do doente.
A manipulação de todo e qualquer espécie vegetal para a extração de propriedades terapêuticas ou medicinais deve ser feita apenas por pessoa com muito conhecimento no assunto e não pode substituir qualquer tratamento receitado por médico. Muitas plantas são tóxicas e podem oferecer risco de morte e demais transtornos. Não nos responsabilizamos por qualquer ato de terceiros com o uso das informações aqui postadas.
IMPORTANTE: Tenha bem presente que esta não é uma página de receitas medicinais, mas sim uma divulgação dos usos e costumes das populações acerca dos usos populares das plantas empregues tradicionalmente na medicina caseira. Assim, esta página não pretende ser uma página de medicina mas sim uma página em que se transmite o património cultural do povo. Deste modo, é de salientar que qualquer utilização desta página como orientação para o consumo das plantas nela apresentadas é da exclusiva responsabilidade do visitante.
Tags: 2016 , Antibacteriana , Cólica , Demulcente , Dores musculares , Fastio , Medicina Popular
by Victinho Fernandopolis
Acompanhe nossas postagens em tempo real e fique sempre atualizado. Twitter
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 Responses to “Oriza - De Cosméticos à Planta Medicinal”
Postar um comentário