loading...

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Urtiga Vermelha





A Urtiga é antiinflamatória, depurativa, anti-reumática, antianêmica, antidiabética, hemostática, anti-hemorroidária, anti-sifilítica, diurética, galactagoga, anti-hidrópica, adstringente e revulsiva.
Indicada para o tratamento de gota, afecções de pele, leucorréia, anúria, disúria, tinha, infecções micóticas da pele, úlceras, feridas, erisipela, amenorréia, hidrocefalia, afta, queda de cabelos, ciática, diarréia, edema, enurese, epistaxe, menopausa, picadas, psoríase e urticária.

Atividade Biológica:
A planta é inativa como moluscicida, antimicrobiana e antimicótica.

Fitoquímica da Urtiga:
Nitrato de potássio, acetilcolina, histamina, ácidos fórmico e gálico, caroteno, vitamina C, tanino, silício, potássio, cálcio, magnésio, enxofre.

Da Urtiga utiliza-se as folhas da planta jovem (todo ano), rizoma e raízes (Outono).







A Urtiga ou Urera baccifera [L.] Gaudich. pertence a família botânica Urticaceae e ao contrário do que muita gente pensa é uma ótima planta medicinal.
A Urtiga também pode ser conhecida popularmente por outros nomes, como por exemplo, Cansanção, urtiga-brava, urtiga-mansa, urtiga-maior, urtigão ou urtiga-vermelha.
É autóctone da América tropical. Cresce espontaneamente em bosques e subosques, prados, a beira de cursos de água e em locais úmidos e sombreados, em reduzido número de indivíduos. É encontrada até 2.400m de altura.
Planta arbustiva perene, monóica e dióica, que cresce de 1,5 a 3,0m de altura. O caule é ereto, ramificado, estriado, suculento, vermelho e aculeado na base, embora inerme na parte teminal. Apresenta um rizoma subterrâneo. As folhas são alternas, enrugadas na face ventral, longo-pecioladas, ápice acuminado e base cordada, ovaladas-elípticas, sendo as da base cordiformes, com dentes triangulares, hirsutas, medindo 10 a 20cm de comprimento por 8 a 15cm de largura, revestida de pêlos urticantes sobre as nervuras, pecíolos e sobre cada ruga ventral. Inflorescência em cimas escorpióides, dispostas em ramos carnosos e róseos. As flores masculinas são globosas, roséo-claras, minúsculas (2mm de diâmetro).  As flores femininas são globosas, com perigônio carnoso, ovário súpero e estigma em forma de pincel. Fruto tipo núcula, ovóide, comprimida, assimétrica, castanho quando maturo, medindo 2mm de diâmetro e contendo uma semente com forma e tamanho semelhante à núcula.
Desenvolve-se melhor em regiões de clima ameno, pois é de clima subtropical de altitude. É heliófita.
Prefere solos profundos, bem drenados, areno-argilosos e ricos em matéria orgânica.

Como Cultivar:
Espaçamento: 1,5 x 1,5m.
Propagação: sementes e rebentos. Semear em bandejas de isopor contendo substrato organo-mineral, que também pode ser utilizado para o enraizamento dos rebentos.
Plantio: outono e primavera.
Adubação: 1kg/planta de cama de aviário associada a 150g de fosfato natural.
Florescimento: outubro a fevereiro.
Frutificação: março a maio.
Colheita: inicia a 6 a 8 meses após o plantio, no verão.
Cuidados: por apresentar espiculosidades muito urticantes, proteger o corpo, braços e mãos ao realizar qualquer atividade junto a planta.

Atenção: 
As sementes da Urtiga são tóxicas.

Saiba Mais:
As folhas, murchas, misturadas com outra forragem, podem ser consumidas pelo gado.
Os frutos maduros são consumidos pelos pássaros.
As fibras do caule e ramos são muito resistentes, podendo ser utilizadas em cordoaria.

Tags: ,

0 Responses to “Urtiga Vermelha”

Postar um comentário

Assine Nosso Feed de Notícias

Assine nosso Feed de Notícias e fique sempre atualizado

© 2015 Remédios da Vovó.com.br. All rights reserved.
Designed by SpicyTricks