loading...

terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Linária





A Linária ou Linaria vulgaris Spr. é uma espécie pertencente a família botânica Escrofulariaceae. e trata-se de uma planta alóctone originária das regiões setentrionais. É comumente encontrada como planta ruderal nos países de origem e colonizados. É cultivada em jardins.
Planta herbácea, perene, de rizoma rasteiro e vigoroso. As folhas são lineares, lisas, grisáceas, glabras e alternas. As flores são labiadas, à semelhança da espécie “boca-de-leão” e amarelas, em duas tonalidades. Alcança cerca de 30 a 35cm de altura e emite vários rebentos a partir das raízes. As raízes crescem horizontalmente e são de coloração creme. Não se verifica a formação de frutos no Estado de Santa Catarina.
Prefere temperaturas mais amenas, com uma média anual em torno de 20 a 22oC. É heliófita.
Prefere solos férteis, ricos em matéria orgânica e bem drenados. É nitrófila.

A Linária é iindicada para a diarréia, cistite e icterícia. Peitoral e béquica.
Ocupa-se a planta inteira em floração.

Cultivo:
Espaçamento: 0,30 x 0,2m.
Propagação: rebentos de raízes, com tamanho entre 5 a 10cm. Os rebentos devem ser aclimatados em túnel de sombrite 70% até o pleno pegamento das mudas. Após este período, retirar as mudas do túnel para não estiolarem. As mudas são transplantadas quando apresentam um porte de 15cm de altura.
Plantio: outono, primavera e verão.
Adubação: 2kg/m2 de húmus de minhoca.
Mulching: o uso de palhas, casca de arroz, plástico preto ou outra cobertura inerte sobre o solo, em torno da planta, permite um crescimento vigoroso do rizoma, evita o adensamento do solo, mantém a umidade e uniforme a temperatura do solo, evitando ainda a germinação de plantas daninhas.
Plantas daninhas: eliminar o inço desde o tranplante até o final do ciclo. A formação abundante de estolões deve ser contida para evitar a densificação de indivíduos.
Florescimento: quando o plantio é feito em setembro, o florescimento ocorre de outubro a dezembro.
Raleio: durante o desenvolvimento da planta matriz, ocorre um grande rebrote de plântulas dos rizomas, os quais devem ser eliminados ou utilizados na produção de novas mudas.
Colheita: ocorre 3 a 4 meses após o plantio.

As flores são utilizadas em tinturaria.
A planta apresenta atividade mata-mosca.





IMPORTANTE: Tenha bem presente que esta não é uma página de receitas medicinais, mas sim uma divulgação dos usos e costumes das populações acerca dos usos populares das plantas empregues tradicionalmente na medicina caseira. Assim, esta página não pretende ser uma página de medicina mas sim uma página em que se transmite o património cultural do povo. Deste modo, é de salientar que qualquer utilização desta página como orientação para o consumo das plantas nela apresentadas é da exclusiva responsabilidade do visitante.

Tags: , ,

0 Responses to “Linária”

Postar um comentário

Assine Nosso Feed de Notícias

Assine nosso Feed de Notícias e fique sempre atualizado

© 2015 Remédios da Vovó.com.br. All rights reserved.
Designed by SpicyTricks