loading...
segunda-feira, 4 de julho de 2016
Cipó Cabeludo - Epífita Milagrosa na Medicina Popular
segunda-feira, 4 de julho de 2016 by Unknown
Indicado para o tratamento de bronquite, catarros crônicos, coqueluche, laringite, hemoptise, hematúria, frieiras, rachaduras e coceiras na pele, escarros sangüíneos, gota, reumatismo, varizes, lesões cardíacas e dilatação das veias.
A planta Cipó-cabeludo é béquica, antidiarréica, antidisentérica, diurética, antinefrítica, antinflamatória renal, anti-reumática, adstringente e balsâmica.
Do Cipó-cabeludo utiliza-se a planta inteira.
Como utilizar:
• Infuso ou decôcto: 2,5%; 50 a 200ml/dia.
• Tintura: 5 a 25ml/dia.
• Xarope: 20 a 100ml/dia.
O Polypodium vaccinifolium Langs. e Fischer. pertencente a família botânica Polypodiaceae. é popularmente conhecido no Brasil como Erva-silvina, Erva-teresa, Silvina, Solda, Soldinha ou Cipó cabeludo.
O Cipó-cabeludo é uma espécie autóctone que medra sobre o tronco e ramos de árvores da mata Atlântica litorânea ou em sub-bosques, capoeirões ou mesmo em arbustos grandes e árvores isoladas.
Planta epífita de caule epígeo, comprido, rastejante-aderente sobre o tronco de árvores, revestido de escamas flageliformes. As folhas são subsésseis, subcoriáceas, pequenas, obtusas, inteiras, as estéreis arredondado-oblongas, as férteis liguladas, soros dispostos em série de ambos os lados da nervura principal.
Plantio:
• Ambiente: esta espécie deve ser cultivada como epífita, sobretudo sobre caule de árvores com casca escabrosa. O local de crescimento deve ser sombreado e umedecido freqüentemente, até que haja o pegamento das mudas.
• Propagação: esporos e segmentos do rizoma. Os esporos são coletados de folhas maturas de plantas matrizes e pulverizados sobre uma pasta de argila misturada com húmus ou turfa. As árvores escolhidas como hospedeiras devem ser impregnadas, a cerca de 1,5 m do solo, com esfregaços circuncaules, com cerca de 1cm de largura, da mistura esporo+substrato. Os segmentos de rizoma são afixados sobre a casca da árvore, a cerca de 1,5m do solo, com barbante macio.
• Plantio: primavera.
• Plantas daninhas: eliminar outras plantas epífitas e líquens que crescem sobre a casca.
• Colheita: inicia a partir do segundo ano de epifitismo.
ATENÇÃO: As propriedades medicinais e terapêuticas aqui postadas foram repassadas de geração em geração através do conhecimento popular, portanto, é necessário muita cautela na sua manipulação.
Não toque ou manipule qualquer planta para a produção de remédios caseiros sem antes ter uma prévia avaliação médica da situação do doente.
A manipulação de todo e qualquer espécie vegetal para a extração de propriedades terapêuticas ou medicinais deve ser feita apenas por pessoa com muito conhecimento no assunto e não pode substituir qualquer tratamento receitado por médico. Muitas plantas são tóxicas e podem oferecer risco de morte e demais transtornos. Não nos responsabilizamos por qualquer ato de terceiros com o uso das informações aqui postadas.
by Victinho Fernandopolis
Acompanhe nossas postagens em tempo real e fique sempre atualizado. Twitter
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 Responses to “Cipó Cabeludo - Epífita Milagrosa na Medicina Popular”
Postar um comentário