loading...
sexta-feira, 3 de abril de 2015
Carajurú
sexta-feira, 3 de abril de 2015 by Unknown
O Carajurú é utilizada para o tratamento de feridas, impigem, enfermidades da pele de diferentes origens, inflamações do útero e dos ovários, conjuntivite, cólicas intestinais, diarréias sangüíneas e entero-colites.
O Carajurú é adstringente, antidiarréica, antileucêmica, antianêmica, antiinflamatória, antidisentérica, emoliente, antidiabética, cicatrizante, desinfetante.
Fitoquímica do Carajurú:
Ácido anísico, carajurina, ferro assimilável e cianocobalamina, quinonas, pseudoindicanas, flavonóides, triterpenos, cumarinas, alcalóides, taninos, saponinas, carajurina, 3-deoxiantociianidina, bixina, genipina.
As folhas e flores são as partes utilizadas do Carajurú.
Nome Científico:
Arrabidea chica (H. e B.) Verlot.
Família Botânica:
Bignoniaceae.
Nomes Populares:
Cajuru, crajirú, carajirú, pariri., chica, china, cipó-cruz, cipó-pau, coá-piranga, guajuru, guajuru-piranga, guarajuru, oajuru, oajuru-piranga, pariri, piranga.
O Carajurú é uma espécie autóctone que cresce nas matas tropicais, sobretudo as secundárias. Cresce subespontaneamente em capoeiras, orla de matas e restingas.
Planta trepadeira perene, de arquitetura escandente, ramos cilíndricos e glabros enquanto jovens, depois tetrágonos, lenticelados-verrucosos e estriados. As folhas são pecioladas, compostas, trifolioladas, de folíolos oblongo-lanceolados, glabros nas duas faces, coriáceos, reticulado-venosos, discolores ou concolores. Flores campanuladas, róseo-lilacinas, dispostas em panículas terminais piramidais, frouxa, medindo cerca de 18 a 20 cm de comprimento. O fruto é uma cápsula linear, alongada, aguda em ambos os lados e com uma nervura média saliente nas valvas, glabra e castanha-ferrugínea, contendo sementes ovóides.
É de clima tropical a subtropical. É heliófita e seletiva higrófita.
Cultivo e Plantio do Carajurú:
• Espaçamento: 1,5 x 0,7m.
• Propagação: sementes e estacas de ramos. As sementes são postas a germinar em bandejas de isopor contendo substrato organo-mineral. As estacas são enraizadas em areia mantida sempre úmida.
• Plantio: outono (sementes) e primavera (estacas).
• Tutoramento: é feito com fios de arame dispostos horizontal e paralelamente entre si, presos a moirões com até 1,8m de altura.
• Colheita: inicia 7 a 8 meses após o plantio.
Outras Propriedades:
• As folhas, depois de fermentadas, fornecem matéria corante vermelho-escura ou vermelho-tijolo.
• Os bichos da seda que comem suas folhas, produzem seda vermelha.
• A planta é melífera e ornamental.
by Victinho Fernandopolis
Acompanhe nossas postagens em tempo real e fique sempre atualizado. Twitter
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 Responses to “Carajurú”
3 de abril de 2015 às 10:14
O ideal é sempre a prevenção, porque depois é mais difícil de controlar. Mas tudo que vem para contribuir para a cura desse mal é muito bem-vindo. Ainda mais se a matéria-prima é brasileira. http://www.saudeumdesafio.blogspot.com.br
3 de abril de 2015 às 22:42
Você tem razão Alfeu, não adianta chorar o leite derramado.
Postar um comentário