loading...
quinta-feira, 27 de agosto de 2015
Combatendo a Enxaqueca com a Vetiver
quinta-feira, 27 de agosto de 2015 by Victinho Fernandopolis
Desta planta utiliza-se os rizomas para o tratamento da enxaqueca.
Propriedades:
Estimulante, antisséptica, diaforética, febrífuga, tônica, calmante das enxaquecas, das nevralgias, carminativa e anti-histérica.
Vetivenes, vetivedol, vetivenil, ácido vetivérico, vetiverina. Contém 0,2 a 3,5% de óleo essencial amarelo-claro, volátil, fortemente aromático, amargo e picante.
Planta herbácea perene, cespitosa, de rizomas lenhosos, esponjosos, pardacentos, flexíveis, fortemente aromáticos, compridos e muito finos, revestidos de epiderme amarelo-pálido. Folhas mais ou menos basilares, invaginantes no caule, estreitas, lineares, agudas, eretas, às vezes dobradas, com até 70cm de comprimento, lisas, inodoras, glabras, escabrosas e serradas na margem. Inflorescência em panícula ampla, terminal, ereta, cônica, de 13 a 30cm, esverdeada, composta de numerosos rácimos espiciformes, 8 a 12 verticilados, tendo os inferiores mais de 20 raios. Espigas formadas por espiguetas violáceas, compostas de 2 flores e reunidas em grupos de 2 a 3. Glumas coriáceas, espinescentes sobre uma das palhas e ciliadas sobre a outra. Fruto cariopse oblonga, livre entre as glumelas. As raízes são aromáticas, esponjosas e castanhas.
De clima tropical a Vetiver embora prefira solos humosos e úmidos, também pode se desenvolver em solos arenosos e até em dunas.
Plantio:
• Espaçamento: 0,7m x 0,6m
• Propagação: sementes e divisão de rizomas. As mudas obtidas a partir do rizoma devem ter as folhas cortadas para evitar a transpiração excessiva. Os segmentos de rizoma ou perfilhos podem ser plantados diretamente a campo.
• Plantio: outono e primavera.
• Colheita: 8 a 10 meses após o plantio.
Conheça melhor:
• A planta é excelente insetífuga de pragas domésticas (baratas e traças).
• As folhas são utilizadas para a fabricação de artesanatos diversos (esteiras, leques, toldos, biombos, chapéus, cestos).
• O rizoma seco da planta é utilizado preso ao cabelo para perfumar ou em saches, para perfumar roupas.
• O óleo de vetiver é usado para aromatizar dentifrícios e sorvetes e para prepara perfumes.
• As folha são forrageira, quando novas.
• As raízes são altamente fixadoras de dunas e barrancos à beira-rio.
Tags: Enxaqueca , Medicina Popular
by Victinho Fernandopolis

Acompanhe nossas postagens em tempo real e fique sempre atualizado. Twitter
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 Responses to “Combatendo a Enxaqueca com a Vetiver”
Postar um comentário