loading...

domingo, 22 de março de 2015

Agrião-do-brejo



PARA QUE SERVE O AGRIÃO-DO-BREJO:
Béquica, peitoral e antisséptica das vias respiratórias.

FORMAS DE USO: Xarope, suco ou in natura, na forma de saladas.








NOME CIENTÍFICO: Nasturtium siifolium R.Br.
FAMÍLIA BOTÂNICA: Brassicaceae.


O Agrião-do-brejo é uma espécie autóctone que medra em terrenos uliginosos, à beira de charcos, lagoas e várzeas úmidas do sul do Brasil.
Planta herbácea, com 30 a 40cm de altura, paludosa, multi-anual, ascendente, flexuosa de caule verde-avermelhado, subcilíndrico, oco, discretamente sulcado longitudinalmente, com os nós radicantes. Folhas alternas, compostas, pinatisectas com 11 a 15 folíolos opostos,  sésseis, obovados a oblongos, base obtusa, e ápice acuminado, glabros, luzidios, margem denteada, com pintas ou manchas castanho-avermelhadas dispostas notadamente na base do folíolo, podendo estender-se ao longo da nervura principal. Peciolulo anguloso.

SOLO: Prefere solos úmidos a encharcados, ricos em matéria orgânica humosa. Solos secos retardam o crescimento e afetam a qualidade da planta, originando folhas amareladas, fibrosas e manchadas.

CLIMA: A planta é nativa de regiões de clima ameno, tornando-se muito fibrosa e com desenvolvimento deficientes sob altas temperaturas.

AGROLOGIA
Espaçamento: 0,3 x 0,30m.
Propagação: segmentos nodais. O enraizamento pode ser feito em areia, diariamente irrigada.
Plantio: o ano todo.
Hidroponia: a planta é altamente produtiva através do sistema hidropônico, com a formação de folhas maiores, mais saudáveis e suculentas. As plantas são bem mais precoces e apresentam um sabor agradável. Podem ser feitas até 6 colheitas ao ano.
Produtividade: 300t/ha, em hidroponia.

Tags:

0 Responses to “Agrião-do-brejo”

Postar um comentário

Assine Nosso Feed de Notícias

Assine nosso Feed de Notícias e fique sempre atualizado

© 2015 Remédios da Vovó.com.br. All rights reserved.
Designed by SpicyTricks