loading...

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Cidrão



O Cidrão é indicada para doenças nervosas, melancolia, hipocondria, afecções do coração, dor de cabeça e zumbido no ouvido.
Depressora do sistema nervoso central e prolongadora do sono. O teste foi realizado com ratos administrados com infusão da folhas e talos, finamente moídos, na concentração de 0,83g/kg, i.p. As partes aérea apresentaram propriedades antimutagênicas, em extratos acuosos (50mg) contra Salmonella typhimurium TA98. Os extratos acuosos mostraram-se inativos como anti-hipertensivos e como ansiolíticos.

Propriedades do Cidrão:
Cardíaca, sedante, antiespasmódica, estimulante, tônica, febrífuga, antimalárica, digestiva, carminativa, emenagoga, excitante e anti-histérica.

Fitoquímica:
Citral, limoneno, metilheptona, carvona, linalool, geraniol, citronelol, p-cimol, -pineno, -pineno, etileugenol, limoneno, terpineol, felandreno, isosafrole, glicosídeos iridóides e verbenona.

Como usar o Cidrão:
Infusão: 2 colheres das de chá de folhas em 1 xícara das de café de água quente. Abafar por 5 minutos. Tomar à noite para a insônia.
Licor: deixar macerar por 3 dias 70 folhas frescas em 500ml de álcool 90º e 500ml de água destilada. Juntar 300g de açúcar e casca de 1 limão. Vedar a garrafa e após 20 dias, coar. Tomar 1 cálice após as refeições.

Do Cidrão utiliza-se as folhas.







A Aloysia triphylla [L' Hérit] Britt. pertencente a família Verbenaceae. ficou rapidamente conhecida no Brasil como Cedrina, cidrilha, cidrilho, cidró, erva-cidreira, erva-luísa, salva-limão, sálvia-limão ou simplesmente Cidrão.
O Cidrão é uma espécie alóctone, originária do Chile, Peru e Argentina, vegetando em campos secos e abertos.
Planta arbustiva que cresce cerca de 3 m de altura. Os ramos são escabrosos e estriados. As folhas são curto-pecioladas, pecioladas, oval-lanceoladas, agudas, subsésseis, inteiras, serradas na metade superior, 3-4 verticiladas, verde-amareladas, com 6 a 8 cm de comprimento, escabrosa na face ventral e glandulosas-punctuadas na dorsal. As flores são brancas, pequenas, azuladas ou purpúreas no seu interior, dispostas em espigas frouxas verticiladas, axilares, multifloras, formando panícula piramidal, medindo 4 a 6 cm de comprimento. O fruto é um bi-aquênio.
Espécie de clima subtropical a temperado. É heliófita.
Prefere solos areno-argilosos, bem drenados e aerados. Não tolera solos ácidos.

Como cultivar o Cidrão:
Espaçamento: 2 x 2m. No Chile adota-se uma população de 6.667 planta/ha.
Propagação: mergulhia e alporquia. A alporquia é feita em ramos novos com cerca de 1 a 2 cm de diâmetro. Faz-se um corte anelar em volta do ramo, removendo-se a casca, deixando o lenho exposto numa faixa de 0,5 cm. Sobre o anelamento e uns 4 a 5 cm acima dele, recobrir o ramo com esfagno ou musgo encharcado com água. Isolar a alporquia com um filme plástico e amarrar as extremidades com barbante. Se houver um período de estiagem prolongado, convém injetar água na bolsa de alporquia utilizando uma injeção com agulha. O enraizamento deve ocorre em 40 dias. O ramo é então cortado abaixo da bolsa de alporquia. Retira-se o substrato sob água corrente, para não danificar as raízes e procede-se um raleio de folhas do ramos, retirando-se 1/3, antes do ramo ser colocado em saquinhos plásticos perfurados contendo substrato organo-mineral. A mergulhia consiste em enterrar um dos ramos flexíveis e basais da planta matriz para que ao longo de 30 a 40 dias possa enraizar. A parte do ramo que ficará sob o solo, deve ser raspada ou anelada numa extensão de 1 a 2 cm.
Plantio: novembro e dezembro.
Doenças: a planta é afetada por viroses e deficiências nutricionais (Mg), que conferem às folhas uma coloração amarelada mesclada de verde. Por ser muito susceptível a nematóides, o sistema radicular pode atrofiar-se, as folhas caírem e a planta perecer.
Colheita: as folhas são colhidas, preferencialmente, por ocasião do florescimento.
Rendimento: cada 100kg de folhas fornece cerca de 150g de essência contendo citral e verbenona (283). Segundo VOGEL et al., a máxima concentração de óleo essencial ocorre no mês de março (Chile), atingindo uma produção de 27,3 litros/ha. A concentração do óleo essência, nas folhas jovens, variou de 0,14 a 0,95%.

Outras dicas sobre o Cidrão:
As folhas e as flores apresentam um perfume muito agradável, com aroma de limão, sendo usadas como condimento e aproveitadas pela indústria.
O ramos, flexíveis, são aproveitados pela indústria do vime.
É cultivada como ornamental em muitos países.
As folhas são utilizadas como condimento de carne e no preparo de saladas, doces e bebidas.

Tags:

0 Responses to “Cidrão”

Postar um comentário

Assine Nosso Feed de Notícias

Assine nosso Feed de Notícias e fique sempre atualizado

© 2015 Remédios da Vovó.com.br. All rights reserved.
Designed by SpicyTricks