loading...

domingo, 6 de dezembro de 2015

Vassourinha-de-botão




A Vassourinha de botão é utilizada para o tratamento de dermatoses, indicada para erisipela e varizes. É emética, antidisentérica e anti-hemorroidária.
O extrato alcoólico das flores apresentou atividade bactericida contra Staphylococus aureus. A concentração bactericida mínima variou de 0,66 a 5,25mg/ml.
Desta planta utiliza-se as folhas e raízes.









A Borreria verticillata (L.) G.F.W. Meyer. pertencente a família botânica Rubiaceae. e ficou conhecida popularmente como Vassourinha de botão, dentre outros conforme a região do Brasil. É uma planta subarbustiva perene, ramosa, com cerca de 40 a 60 cm de altura, com a base lenhosa, duríssima, cilíndrica, glabra, áfila. Espécie autóctone que cresce em restingas, planícies do litoral e em áreas ruderais.
Seus ramos são tetrágonos, glabros ou pilosos, com entrenós curtos, suas folhas são lineares ou lanceoladas, curtamente pecioladas. Bainha da estípula glabra ou levemente pubérula. 
As flores da Vassourinha de botão são alvas, reunidas em inflorescências globosas, axilares e terminais. Apresenta duas sépalas, subuladas, denticuladas e concrescidas na base. Corola hipocraterimorfa, glabra ou levemente pubérula. O fruto é uma cápsula subglobosa ou subcilíndrica, coriácea, glabra. A semente é linear a oblonga, purpúreo-nigrescente.
Seus outros nomes populares são Cordão-de-frade, cordãozinho-de-frade, erva-botão, falsa-poaia, perpétua-do-mato, poaia-comprida, poaia-falsa, poaia-preta, poaia-rosário, vassoura-botão, vassourinha.

Plantio:
Espaçamento : 0,7 x 0,7m.
Propagação: estacas da planta mãe e sementes. A germinação das sementes é muita baixa. Semear em bandejas de isopor contendo substrato organo-mineral. As estacas podem ser enraizadas com o mesmo substrato.
Plantio: ano todo.
Florescimento: é contínuo ao longo do ano.
Colheita: inicia 4 a 6 meses após o plantio.












Tags: ,

0 Responses to “Vassourinha-de-botão”

Postar um comentário

Assine Nosso Feed de Notícias

Assine nosso Feed de Notícias e fique sempre atualizado

© 2015 Remédios da Vovó.com.br. All rights reserved.
Designed by SpicyTricks