loading...

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Taboa





Da Taboa utiza-se os rizomas e ou o pólen seco.
Indicada para o tratamento de aftas e inflamações dérmicas (uso externo), dismenorréia, dores abdominais durante o puerpério, dores estomacais, contusões e luxações, hemoptises, sangramento nasal, hematuria, hemorragia uterina funcional, afecções das vias urinárias e debilidade geral.
Adstringente, diurética, antidiarréica, antidisentérica, antiinflamatória, antianêmica, emoliente e tônica.

Como utilizar:
Geral: 5 a 10g/dia.
Decocção: ferver 1 a 2 colheres das de chá do rizoma para 1 xícara de água. Tomar 4 a 6 xícaras ao dia. A aplicação do decôcto na forma de compressas e abluções atua como emoliente e tônico.







Espécie autóctone da América Latina, palustre e lacustre, que cresce espontaneamente em várzeas alagadas, brejos, represas, canais de drenagem e áreas uliginosas em geral, a Typha dominguensis Persoon pertencente a família Thyphaceae ficou conhecida popularmente como Taboa. É uma espécie característica e exclusiva da Floresta Pluvial da Encosta Atlântica e também pode ser conhecida em outros locais como Bucha, Capim-de-esteira, Erva-de-esteira, Espadana, Landim, Paina, Paina-de-flecha, Paineira-de-flecha, Paineira-do-brejo, Paneira-de-brejo, Paneira-do-brejo, Partasana, Pau-de-lagoa, Tabebuia, Taboinha, Tabu, Tabua, Tabuca, Tifa, Totora.                                                         Planta herbácea paludosa, perene, de rizoma rasteiro, brancos, esponjosos e macios. Haste floral ereta, cilíndrica, glabra, verde, com cerca de 1,5 a 3m de altura. Folhas invaginantes na base da planta, longo-lineares, com 1 a 1,7m de comprimento por 2 a 3cm de largura, acuminadas, coriáceas, glabras, lisas, grossas e esponjosas internamente. Flores dispostas em densos e condensados rácimos espiciformes cilíndricos, apicais, de coloração avermelhado-castanho. Espiga masculina mais fina e disposta separadamente e acima da feminina, na mesma haste floral. A inflorescência feminina, de formato cilíndrico, lembra um grande charuto de coloração castanho-avermelhada, medindo 10 a 20cm de comprimento e 2cm de diâmetro. Uma inflorescência feminina pode reunir até 200.000 flores. Fruto filamentoso. O pólen, usado como fitoterápico, assemelha-se a um fino pó dourado.
Vegeta em regiões tropicais e temperadas. É heliófita e higrófita seletiva.
Vegeta desde em solos arenosos, turfosos até argilosos, com pH variando de 4,8 a 8,1. Porém prefere solos com alto teor de matéria orgânica, pH 6,0 a 8,0 e nível de água de 15 a 40cm. É tolerante a salinidade.

Plantio:
Espaçamento : 0,7 x 0,4m.
Propagação: sementes e segmentos de rizomas. As sementes podem ser postas a germinar em recipientes com água ou em substrato encharcado. Os rizomas são plantados diretamente a campo.
Plantio: primavera.
Consórcio: Pistia stratiotes ou Acorus calamus.
Florescimento: a partir do segundo ano após o plantio, de agosto a fevereiro.
Colheita: inicia a partir do segundo ano de cultivo.
Produção: até 7.000kg/ha de rizomas, permitindo quatro cortes de folhas ao ano.

Conheça outras propriedades da Taboa:
A planta é depuradora de água poluídas, absorvendo metais pesados, inclusive cobre.
Os brotos novos podem ser ingeridos crus ou cozidos, sendo conhecidos como aspargo dos cossacos.
Os rizomas cozidos são comestíveis, encerrando proteínas (teor semelhante aos grão de milho) e cerca de 45% de amido. O amido, previamente processado, dá origem a um polvilho comestível.
Os brotos novos são alimento de alguns peixes, sobretudo a tilápia.
As fibras da planta dão origem a um papel muito resistente, embora difícil de branquear.
A planta pode ser matéria prima para a obtenção de gás metano. Com um hectare de tabôa pode-se produzir cerca de 605 milhões de BTU por ano.
As folhas são utilizadas para a confecção de esteiras e artesanato trançado.
O pólen é inflamável e sucedâneo do licopódio em pirotecnia.
Grandes aglomerados de tabôa predispõem à proliferação de mosquitos.
Os filamentos (painas) são utilizados para o enchimento de almofadas e travesseiros.
O rizoma é utilizado, na Austrália, para o preparo de bolos doces muito apreciados.

Tags:

0 Responses to “Taboa”

Postar um comentário

Assine Nosso Feed de Notícias

Assine nosso Feed de Notícias e fique sempre atualizado

© 2015 Remédios da Vovó.com.br. All rights reserved.
Designed by SpicyTricks