loading...
segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016
Sabugueiro
segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016 by Victinho Fernandopolis
Utilizada no tratamento do resfriado e angina. A casca, a raiz e as folhas são indicadas para o tratamento de retenção de urina, inflamações superficiais da pele. As folhas são úteis contra a hemorroida. As flores são indicadas para enfermidades eruptivas (sarampo, catapora, escarlatina, rubéola). O fruto purifica o sangue e limpa os rins. Indicada ainda para abcessos, arteriosclerose, cistite, bronquite, epistaxe, gota, frieira, obstipação, oftalmias, terçolho e tabagismo. As folhas são indicadas no tratamento de furúnculo, erisipela, queimadura.
O Sabugueiro é sudorífica, béquica, depurativa, expectorante, diurética, emoliente, laxativa, antiespasmódica, antigripal, anti-hidrópica, febrífuga, anti-reumática e cicatrizante. As flores são eméticas e catárticas, porém quando secas perdem a propriedade laxante.
Fitoquímica:
Colina, rutina, quercitina, sambunigrina, taninos, mucilagem e vitamina C.
Do Sabugueiro utiliza-se as flores, folhas, cascas e raízes.
Como Usar:
• Uso interno: 8g de flores em 1 litro de água; 10 a 15g de folhas, cascas ou raízes em 1 litro de água. Tomar 4 a 5 xícaras ao dia.
• Uso externo: 30g de flores em 1 litro de água; 50g de folhas, cascas ou raízes.
A Espécie Sambucus nigra L. que pertence a família botânica das Caprifoliaceae., ficou conhecida popularmente como Sabugo-negro, Sabugueirinho, Sabugueiro-da europa, Sabugueiro-negro ou simplesmente Sabugueiro..
Espécie autóctone, de origem eurásica, que cresce subespontaneamente em áreas ruderais.
A Sambucus nigra L é um arbusto ou arvoreta perene que cresce de 3 a 4m, de caule esverdeado no primeiro ano e posteriormente fibroso e endurecido. É ramificada, verrucoso-pardacenta, dotada de medula branca e com lenticelas na casca. As folhas são opostas, imparipenadas, compostas de 5 a 7 folíolos ovado-acuminados e denteados, glabras. Inflorescência cimeira-corimbiforme de flores esbranquiçadas, hermafroditas, actinomorfas, terminais e perfumadas. Fruto tipo baga, globulosa, preta, luzidia, contendo 3 sementes pequenas. O suco do fruto é vermelho-sangue.
Prefere solos ricos em matéria orgânica e bem drenados.
Cultivo:
• Espaçamento : 2,0 x 2,0m.
• Propagação: rebentos das raízes da planta matriz e estacas. Em ambos os casos, enraizar em substrato organo-mineral e aclimatar em viveiro com sombrite 50 a 70%, com irrigação diária. As mudas são muito suculentas, murchando facilmente se forem deixadas ao sol.
• Plantio: outono, verão e primavera.
• Adubação: 3 a 4kg/cova de plantio de cama de aviário, misturada com 100g de fosfato natural. Repetir anualmente.
• Florescimento: o ano todo. As flores abortam antes da formação de frutos, no Litoral de Santa Catarina.
• Colheita: inicia-se 8 meses após o plantio, podendo, a partir daí, ser feita durante todos os meses do ano.
• Padrões comerciais: folhas e flores comercializadas separadamente e isentas de impurezas.
Conheça Melhor:
• As folhas apresentam ação inseticida.
• Os galhos fornecem matéria corante, amarela, escura ou verde-maçã.
• As flores são utilizadas em camadas alternadas para a conservação da maçã e para conferir aroma de moscatel em vinho branco.
• A medula do caule é empregada em microscopia para o preparo de cortes de precisão em experimentos de física eletrostática.
• Os frutos são comestíveis, podendo ser utilizados no preparo de bebidas vinosas, doces e sopas.
• Das sementes se extrai um óleo de uso industrial.
• A planta é ornamental.
IMPORTANTE: Tenha bem presente que esta não é uma página de receitas medicinais, mas sim uma divulgação dos usos e costumes das populações acerca dos usos populares das plantas empregues tradicionalmente na medicina caseira. Assim, esta página não pretende ser uma página de medicina mas sim uma página em que se transmite o património cultural do povo. Deste modo, é de salientar que qualquer utilização desta página como orientação para o consumo das plantas nela apresentadas é da exclusiva responsabilidade do visitante.
by Victinho Fernandopolis

Acompanhe nossas postagens em tempo real e fique sempre atualizado. Twitter
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 Responses to “Sabugueiro”
Postar um comentário