loading...

sexta-feira, 4 de março de 2016

Cyrtopodium puntactum Lindl.




O Sumaré-do-mato é utilizada no tratamento de abcessos, furúnculos e epiteliomas. O xarope é indicado para combater a coqueluche e tosses rebeldes, catarro, tuberculose e hemoptises.
O suco dos bulbos é cicatrizante. É antiinflamatória, béquica e antitumoral.


A Cyrtopodium puntactum Lindl. pertencente a família botânica Orquidaceae. é mais conhecida pelos brasileiros por seus diversos nomes populares, que podem variar conforme a região do país, entre eles estão o Bisturi-do-mato, Bisturi-vegetal, Cola-de-sapateiro, Lanceta-milagrosa, Rabo-de-tatu, Sumaré-da-pedra, Sumaré-do-pau ou Sumaré-do-mato.
O Sumaré-do-mato é uma espécie autóctone que vegeta sobre pedras, espiques de palmeiras, árvores vivas ou mortas na vegetação de restinga e na Mata Atlântica.
Pseudo-bulbos de 50 a 100cm, agrupados densamente e em grande número formando grandes touceiras de belo efeito decorativo. Do ápice da cada haste partem 6 a 8 folhas alternas, lanceoladas, fortemente recurvadas, longamente acuminadas, de 50cm de comprimento por 4cm de largura. Inflorescência em forma de corimbo, grande, com 1,2m de altura, com escapos florais revestidos de brácteas muito desenvolvidas. Pétalas e sépalas levemente onduladas, elíptico-acuminadas, amarelas salpicadas de máculas vermelhas arredondadas. Labelo amarelo emoldurado de vermelho. Lóbulos laterais bastante grandes e eretos. O lóbulo médio é curto e largo, com as margens intensamente encrespadas e finamente creneladas.

Cultivo:
Espaçamento : 1,0 x 0,8m.
Propagação: sementes e rebentos novos da cepa. Semear em bandejas de isopor de células grandes com substrato organo-mineral. Os segmentos de rizomas e perfilhos podem ser plantados diretamente a campo ou em vasos.
Substrato: deve ser bem poroso. Utilizar uma mistura de pó de xaxim (30%), húmus de minhoca (30%) e vermiculita (40%).
Plantio: todo o ano, especialmente a primavera.
Tratos culturais: a planta é bastante rústica, dispensando maiores cuidados.
Florescimento: primavera.
Colheita: inicia a partir do segundo ano.

Conheça melhor:
A seiva do Sumaré-do-mato é usada como cola em geral.
As fibras secas do bulbo são utilizadas à guisa de agulhas.
As flores são ornamentais.





IMPORTANTE: Tenha bem presente que esta não é uma página de receitas medicinais, mas sim uma divulgação dos usos e costumes das populações acerca dos usos populares das plantas empregues tradicionalmente na medicina caseira. Assim, esta página não pretende ser uma página de medicina mas sim uma página em que se transmite o património cultural do povo. Deste modo, é de salientar que qualquer utilização desta página como orientação para o consumo das plantas nela apresentadas é da exclusiva responsabilidade do visitante.

Tags: , ,

0 Responses to “Cyrtopodium puntactum Lindl.”

Postar um comentário

Assine Nosso Feed de Notícias

Assine nosso Feed de Notícias e fique sempre atualizado

© 2015 Remédios da Vovó.com.br. All rights reserved.
Designed by SpicyTricks