loading...

sexta-feira, 18 de março de 2016

Sete-sangrias





A Cuphea cartaginensis Jacq. Macbr. pertencente a família botânica Lythraceae ficou conhecida no Brasil como Guanxuma-vermelha, Balsamona, Chiagari, Erva-de-sangue ou Sete sangrias.
A Sete sangrias é uma espécie autóctone que cresce espontaneamente em áreas ruderais, campos, áreas de aluvião, pastagens, gramados, quintais, hortas, capoeiras, a beira de estradas e em áreas agrícolas abandonadas.
Planta herbácea anual. Apresenta crescimento ereto e ramificado. Caule avermelhado revestido de pilosidade glandulosa purpúrea. A planta cresce 30 a 50cm. Suas folhas são opostas, pecioladas, de ápice e base agudos. A face dorsal é mais hirsuta e clara que a superior. Inflorescências axilares em pequenos cachos, com flores de coloração avermelhada ou violácea, com duas pétalas dorsais menores que as outras. Fruto tipo cápsula contendo 6 a 8 sementes.
Prefere solos úmidos, brejosos e arenosos.

Plantio:
Espaçamento : 0,3 x 0,3m.
Propagação: sementes, semeadas em bandeja de isopor contendo substrato organo-mineral.
Plantio: início da primavera.
Florescimento: verão até o outono.
Colheita: ano todo. Ocorre 100 a 110 dias após o plantio.








Indicada para arteriosclerose, doenças venéreas, afecções da pele, eczema, feridas, úlceras, furúnculos, palpitações cardíacas. Promove a limpeza dos intestinos e rins.
Depurativa do sangue, anti-reumática, cardiotônica, diurética, diaforética, febrífuga e anti-sifilítica, hipocolesterolêmica, antiobésica, anti-hipertensiva, antiobésica, sedativa e tônica.

Atividade biológica:
Apresenta forte atividade contra bactérias Gram-positivo.

Fitoquímica da Sete sangrias: Glicosídeos.

Formas de uso: Todas as partes da planta.
Decocção: ferver 1 a 2 colheres das de chá  da planta em 1 xícara das de chá. Tomar 4 a 5 xícaras ao dia.



IMPORTANTE: Tenha bem presente que esta não é uma página de receitas medicinais, mas sim uma divulgação dos usos e costumes das populações acerca dos usos populares das plantas empregues tradicionalmente na medicina caseira. Assim, esta página não pretende ser uma página de medicina mas sim uma página em que se transmite o património cultural do povo. Deste modo, é de salientar que qualquer utilização desta página como orientação para o consumo das plantas nela apresentadas é da exclusiva responsabilidade do visitante.


Tags: , , ,

0 Responses to “Sete-sangrias”

Postar um comentário

Assine Nosso Feed de Notícias

Assine nosso Feed de Notícias e fique sempre atualizado

© 2015 Remédios da Vovó.com.br. All rights reserved.
Designed by SpicyTricks