loading...

segunda-feira, 4 de julho de 2016

Cipó de Imbiri - Combate até Epilepsia


Indicações da Coronha:
Previne o derrame e remove as seqüelas do derrame. Indicada ainda para a epilepsia.
É tônico, calmante nervoso e parasiticida.
Forma de Uso:
Infusão: até 1g do pó da semente por xícara de água. Tomar apenas uma xícara ao dia, em goles.
As partes utilizadas são as sementes, que devem ser sempre submetidas ao calor.




A Dioclea violacea M. pertencente a família botânica Papilionaceae. ficou conhecida por diversos nomes populares, que variam conforme cada região do país, mas entre eles os principais são Coronha, Cipó-de-imbiri, Coroanha, Mucunã-assú, Micunã, Pó-de-mico ou Olho de boi.
A Coronha é uma espécie autóctone da América do Sul, vegetando desde as regiões equatoriais até as subtropicais. Trepadeira de grande porte, com o caule flexuoso, recoberto por densa pubescência castanha, folhas pecioladas, composta por três folíolos grandes, os laterais quase sésseis e o apical longo peciolulado, ovado-oblongos, abruptamente agudos no ápice e arredondados na base, quase glabros na face inferior e um pouco pubescente na superior.
Inflorescência violáceas com a base do estandarte amarela, disposta em rácimos eretos. O fruto é uma vagem séssil, coriácea, com 12 a 14 cm de comprimento e 5 a 6 cm de largura, revestida por uma densa pilosidade ferrugínea, contendo 3 a 4 sementes achatadas, castanho-avermelhadas, vernicosas, duras, com o hilo preto, com cerca de 2 a 3 cm de diâmetro e até 1 cm de espessura.




Forma de Cultivo:
Espaçamento: 3 x 3m.
Propagação: sementes. Faz-se a pré-germinação das sementes em uma bandeja com água.
Plantio: primavera. As sementes pré-germinadas são plantadas diretamente no campo, em covas.
Tutoramento: para evitar-se o pisoteio e facilitar o manejo da planta, utilizar cercas ou armações de arame para a condução da planta.

Curiosidades: Esta planta também pode ser utilizada como formicida.


ATENÇÃO: As propriedades medicinais e terapêuticas aqui postadas foram repassadas de geração em geração através do conhecimento popular, portanto, é necessário muita cautela na sua manipulação.
Não toque ou manipule qualquer planta para a produção de remédios caseiros sem antes ter uma prévia avaliação médica da situação do doente.
A manipulação de todo e qualquer espécie vegetal para a extração de propriedades terapêuticas ou medicinais deve ser feita apenas por pessoa com muito conhecimento no assunto e não pode substituir qualquer tratamento receitado por médico. Muitas plantas são tóxicas e podem oferecer risco de morte e demais transtornos. Não nos responsabilizamos por qualquer ato de terceiros com o uso das informações aqui postadas.

Tags: , ,

0 Responses to “Cipó de Imbiri - Combate até Epilepsia”

Postar um comentário

Assine Nosso Feed de Notícias

Assine nosso Feed de Notícias e fique sempre atualizado

© 2015 Remédios da Vovó.com.br. All rights reserved.
Designed by SpicyTricks