loading...

domingo, 29 de janeiro de 2017

Mentrasto - Pra Que Serve?





A Ageratum conyzoides L. ssp. conyzoides é uma espécie herbácea pertencente a família botânica Asteraceae, originária da América do Sul e que no Brasil ficou conhecida por diversos nomes populares diferentes, entre eles: Camará-opela, Catinga-de-barão, Catinga-de-barrão, Catinga-de-bode, Catinga-de-borrão, Celestina,  Erva-maria, Erva-de-santa-lúcia, Erva-de-santa-luzia, Erva-de-são-joão, Erva-de-são-josé, Maria-preta, Mentraço, Mentraz, Mentruz, Picão-roxo, São-joão e Mentrasto.
O Mentrasto é uma planta medicinal que serve para o tratamento caseiro de diversos males e entre eles podemos destacar que o suco fresco da planta, bem como o extrato da matéria seca, na forma de instilação, são usados para o tratamento da rinite alérgica e sinusite. 
O suco fresco da planta também é indicado para hemorragias pós-parto. A decocto das folhas é indicado para lenir cólicas menstruais, combater resfriados, cólicas flatulênicas e uterinas, amenorréia, artroses, além de perfumar e suavizar o cabelos e combater a caspa. Útil também para o tratamento de pneumatose do tubo digestivo, beriberi, contusões, ferimentos abertos e infecções das vias urinárias. Apresenta eficácia clínica para a artrite, diminuindo a inflamação e a dor após a primeira semana de tratamento.
Na medicina caseira utiliza-se a planta inteira, com exceção das raízes, colhida por ocasião do florescimento.

É uma espécie aromática, mucilaginosa, amarga, diurética, carminativa, anti-reumática, analgésica, estimulante, antiinflamatória, antidiarréica, carminativa, febrífuga, emenagoga, antiespasmódica, tônica, cicatrizante, antidisentérica, vasodilatadora, aperiente e antiblenorrágica.
A folha apresenta atividade nematicida (Meloidogyne incognita), antimicrobiana (Staphylococus aureus), hemostática e relaxante da musculatura lisa. Também apresenta atividade inseticida contra Triboleum castaneum e Musca domestica e uma débil ação sobre Schistosoma mansoni.

O Mentrasto é uma espécie autóctone, silvestre e ruderal, originária da América do Sul. É ruderal infestante que ocorre disseminada em todo mundo. É normalmente encontrada em áreas agrícolas como invasora de plantas de lavoura, sobretudo no Inverno, quando a ocorrência de gramíneas é reduzida. Ocorre de 0 a 3.000m de altitude.
Planta herbácea anual, aromática, com cerca de 40 a 60cm de altura. O caule é ereto, cilíndrico, piloso, verde ou púrpura. As folhas são opostas, pecioladas, crenadas, largamente ovadas, agudas no ápice, cuneadas ou subcordiforme na base, revestidas de pelos glandulosos em ambas as faces, 3-nervadas na base e medindo cerca de 7 a 9cm de comprimento. A inflorescência é um corimbo terminal que reúne 30 a 50 botões. As flores são hermafroditas,  lilases, com ínvólucro campanulado, composto por 3 séries de filárias lanceoladas. Corola tubiforme Os aquênios são miúdos, pretos, 5-equinados, com  cílios nos ângulos. As folhas exalam um olor suave, quando amassadas.
É de clima tropical, adaptando-se tanto às regiões quentes e frias, porém não suporta geadas. Embora heliófita, adapta-se bem à meia-sombra.
A planta adapta-se a quase todo tipo de solo, porém cresce mais intensamente em áreas férteis e/ou com solo revolvido, porém, não medra em solos encharcados ou muito arenosos.


Uso:  Infusão e tintura
Alcoolatura: utilizar uma xícara das de cafezinho da planta fresca para cada 5 xícaras de álcool. Tomar 10 gotas em água 2 vezes ao dia ou aplicar em massagens tópicas (reumatismo e artrose).
Decocção: cozinhar a planta inteira e despejar o chá morno numa vasilha. Em seguida, fazer a ablução dos pés ou das mãos com o chá durante 20 minutos, 2 vezes ao dia, ou ainda na forma de compressa (reumatismo e artrose).
Infusão:
Adicionar 1 xícara das de cafezinho da planta seca picada em 1/2 litro de água. Tomar 1 xícara de chá em intervalos de 4 horas (cólicas menstruais).
20g da planta por litro de água. Tomar 4 a 5 xícaras por dia.
Cataplasmas: aplicar sobre as articulações doloridas.
Tintura: 1 xícara das de cafezinho da planta fresca para 5 xícaras de álcool. Diluir 10 gotas em água e tomar duas vezes ao dia (cólicas), ou fazer massagens locais (reumatismo/artrose).
Pó: colocar 1 colher das de café do pó em um copo com água ou suco de frutas. Tomar 3 a 4 vezes ao dia (artrose).
Utilizar 30 a 50g da planta in natura ao dia.

Atenção e Cuidados:
A planta contém alcalóides pirrolizidínicos que são hepatotóxicos.






Cultivo:
Espaçamento : 0,3m x 0,3.
Propagação: sementes. Semeia-se a lanço, a campo, ou em bandejas de isopor, visando a produção de mudas mais uniformes. A germinação ocorre a partir de 10ºC, com um ótimo entre 25 e 30ºC. As sementes são fotoblásticas positivas.
Plantio: março a abril, embora possa ser feito o ano todo. O transplante ocorre 40 dias após a semeadura.
Consórcio: plantas de maior estatura, que promovam sombra, favorecem o crescimento luxuriante da planta.
Florescimento: maio a novembro. Em condições adversas, a planta floresce prematuramente, mesmo com apenas duas folhas definitivas.
Colheita: a planta é colhida no início da diferenciação floral, ou seja, aos 80 a 90 dias do ciclo. Colhe-se no inverno.


Curiosidades sobre a planta:
O óleo da planta protege grãos armazenados contra a ação de fungos.
Apresenta atividade contra insetos hemípteros, devido a presença do precoceno.
É utilizada no Nordeste brasileiro para aromatizar roupas brancas.
É melífera.
Na Malásia é utilizada como forragem para caprinos, muares e bovinos.
A planta é hospedeira de um ácaro (Amblyseius newsami) que preda ácaros  (Panonychus citri, Brevipalpus phoenicis e Phyllocoptruta oleivora), fitoparasitas de espécies de Citrus. É também hospedeira do fungo Cystopus brasiliensis.
Além de ser infestante por excelência em solos revolvidos e férteis, pode abrigar nematóides (Meloidogyne, Pratylenchulus e Rotylenchus) e o vírus do enrugamento foliar do tabaco.

Tags: , , , , ,

0 Responses to “Mentrasto - Pra Que Serve?”

Postar um comentário

Assine Nosso Feed de Notícias

Assine nosso Feed de Notícias e fique sempre atualizado

© 2015 Remédios da Vovó.com.br. All rights reserved.
Designed by SpicyTricks