loading...
domingo, 22 de março de 2015
Alface d`àgua
domingo, 22 de março de 2015 by Multiflora
A Alface d`àgua é utilizada no tratamento de diabetes insípida, urinas sangüineas, tumores causados por erisipela, hérnias infantis, hidropisias, enfermidades da bexiga e rins, hematúria, hemoptises, estrangúria e oftalmias.
USO:
• Cataplasma: folhas contusas sobre tumores (externamente).
• Pó: mistura-se 1 colherinha do pó da folha seca com mel e toma-se várias vezes ao dia (sífilis).
• Outras: infuso, decocto, macerado, suco e pó das folhas.
As folhas da Alface d`àgua contém água (90,12%), celulose (3,14%), cinzas (2,58%), extratos não nitrogenados (2,52%), proteína bruta (1,58%), matéria graxa (0,16%), substâncias gomosas e albuminosas, ácido resinoso, óleo de pingue, nitrato de potássio, sais de fósforo e cálcio.
PROPRIEDADES:
É maturativa, diurética, antiartrítica, anti-herpética, anti-hemorroidária, antidiabética, emoliente, anti-sifilítica, antiasmática, antidisentérica, expectorante, anti-hemorroidária e desinflamatória de erisipela.
As partes utilizadas são as folhas.
NOME CIENTÍFICO: Pistia stratiotes L.
FAMÍLIA BOTÂNICA: Araceae.
NOMES POPULARES: Erva-de-santa-luzia, flor-d'água, gôlfo, lentilha-d’água, mururé-pagé, pagé, pasta, repolhinho-d’água.
Espécie autóctone encontrada em rios e lagoas ricas em matéria orgânica. Vegeta em água puras, barrentas e até poluídas e paradas. Não tolera água salgada.
Planta herbácea aquática, perene, flutuante, vivípara, gregária, acaule, estolonífera, com 15 a 20 cm em altura. Possui inúmeras raízes imersas, filiformes, fasciculadas, verticais, brancas, com até 30 cm de comprimento, fibrosas que emitem fibrilas capiliformes. As folhas são emergentes, esponjosas, sésseis, obovado-cuneadas até ovadas, com 4 a 10 cm de comprimento, espatuladas, fasciculadas, fendidas ou inteiras no ápice, que é arredondado ou subtruncado, mais ou menos cotonosa-pubescente nas duas páginas e com longos pêlos na base, verde-pálido e saliente-nervadas na página inferior, nervuras 7 a 13 flabeladas, côncavas e dispostas em roseta espiralada e compacta. A inflorescência é do tipo espadice amarelada. As flores são pequenas, amarelo-pálidas, as masculinas reunidas em verticilos na parte superior e as femininas solitárias na parte inferior do espadice, que é protegido pela espata, também pequena, verde-claro ou brancacenta, obliquamente campanulada, gibosa e fechada em baixo, contraída no centro e aberta e quase orbicular em cima, mais ou menos vilosa exteriormente. Fruto tipo baga elipsóide ou ovóide, com pericarpo fino, contendo numerosas sementes oblongas ou obovóides de textura rugosa e albúmen abundante, farinoso.
AGROLOGIA:
• Densidade: 1 muda/10 m2 de água.
• Propagação: multiplica-se facilmente por mudas que se formam na extremidade dos estolões.
• Plantio: todo ano.
• Consórcio: Eichhornia crassipes e E. azurea, Azolla caroliniana, Typha angustifolia e Acorus calamus.
• Raleio: a planta tende a formar super-populações, cobrindo toda a superfície d’água e dificultando as trocas gasosas. A medida em que ocorre o super-povoamento da espécie, ocorre também uma redução da área foliar das plantas e senescência fisiológica. O super-povoamento de áreas restritas e com a água parada, pode resultar em acúmulo de princípios acres, próprios das aráceas, inviabilizando a qualidade da água.
• Colheita: ano todo.
• Produção: 90t/ha de folhas e raízes.
OUTRAS PROPRIEDADES:
• As plantas, deixadas alguns dias dentro de um balde d’água para liberarem o princípio acre, são utilizadas para retirar nódoas de roupa, óleo e graxas de produtos diversos.
• Utilizada como adubo verde. Um hectare da planta inteira fornece 269 kg de nitrogênio, 447 kg de potássio e 99 kg de fósforo.
• As folhas cozidas, para eliminar os cristais picantes, constituem ótima forragem para porcos.
• As raízes servem de substrato para a postura de ovos de peixes.
• Também utilizada como planta ornamental de aquários e lagoas.
by Victinho Fernandopolis

Acompanhe nossas postagens em tempo real e fique sempre atualizado. Twitter
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 Responses to “Alface d`àgua”
Postar um comentário