loading...

domingo, 22 de março de 2015

Alfavaca-anisada




Aromática, estimulante, sudorífica, diurética, antiespasmódica, carminativa e  béquica. O extrato da planta tem ação fungitóxica sobre alguns fungos fitopatogênicos. A essência da planta é utilizada como anticefálica e febrífuga. As sementes são antiblenorrágicas.

É indicada para o tratamento de vertigens, desmaios e enxaquecas nervosas.

As sementes são comestíveis e nutritivas, utilizadas em mistura de pães e bolos, e no preparo de uma bebida árabe refrescante.
A planta é também utilizada como tempero e no preparo de licores.

Utiliza-se as folhas, caule, inflorescência e raízes. Utilizar o sumo ou o xarope; nunca ferver a alfavaca.






NOME CIENTÍFICO: Ocimum basilicum var. anisatum L.
FAMÍLIA BOTÂNICA: Lamiaceae.
NOMES POPULARES: Alfavaca-do-reino, alfavaca-do-rio-grande-do-sul, alfavaca-gaúcha, anis, manjericão-cheiroso.

A Alfavaca-anisada é uma espécie autóctone, que cresce espontaneamente em pastos e subosques do Sul do Brasil, mas também em áreas ruderais e terrenos abandonados.
Planta arbustiva, perene, ramificada, de ramos quadrangulares, sulcados, suculentos e pubescentes quando novos, e cilíndricos e lenhosos. Folhas curto-pecioladas, ovado-lanceoladas, opostas, crenado-serradas do terço inferior em direção ao ápice, glabras, medindo 4 a 6 cm de comprimento. Inflorescências terminais, axilares, formando verticilos de seis flores lilases, longo-pedunculadas, dispostas em rácimos paniculados longos. O fruto é uma cápsula seca com quatro sementes. O aroma é mais pronunciado em regiões de temperaturas mais altas.
A planta prospera bem em solos bem drenados, úmidos, ricos em matéria orgânica e levemente ácidos. Solos encharcados são detrimentais à planta. A planta é acentuadamente nitrófila.
É uma espécie subtropical, de temperaturas amenas. Não tolera períodos de estiagem e produz bem em regiões de umidade relativa elevada. É esciófita.

Cultivo:
Espaçamento: 1,0 x 0,5 m.
Propagação: sementes e estacas herbáceas. As mudas são produzidas em bandejas de isopor contendo substrato organo-mineral.
Plantio: outono e primavera.
Nutrição: torna-se clorótica após períodos prolongados de chuva.
Adubação: adubar com fertilizante orgânico no plantio (3 a 5kg/m2) e a cada dois meses, com nitrogênio (5g de uréia/planta).
Pragas: é normalmente atacada por formigas.
Florescimento: ocorre notadamente no verão, estendendo-se até o outono.
Colheita de folhas: verão até o outono. A cultura é mantida até o terceiro ano, quando então é renovada.
Poda: ao final das colheitas eliminam-se galhos secos, doentes e deficientes.
Produção de sementes: as sementes devem ser colhidas quando as cápsulas estiverem verde-amareladas; ao atingirem a coloração castanha, ocorre deiscência total das sementes, as quais são facilmente perdidas.

Tags:

0 Responses to “Alfavaca-anisada”

Postar um comentário

Assine Nosso Feed de Notícias

Assine nosso Feed de Notícias e fique sempre atualizado

© 2015 Remédios da Vovó.com.br. All rights reserved.
Designed by SpicyTricks