loading...
quarta-feira, 8 de abril de 2015
Ambrósia
quarta-feira, 8 de abril de 2015 by Multiflora
A Ambrósia é indicada para hemoptises, hemorragia nasal, erupções na pele, urticária, náuseas, indigestão, cãibras dos intestinos, infecções nos dedos, dança-de-são-guido e afecções hepáticas, utilizando-se suas folhas e sumidades floridas.
Antiespasmódica, digestiva, tônica, estomáquica, febrífuga, calmante dos nervos, anti-helmíntica (as sementes), antileucorréica e hemostática. É reputada como sucedânea da quinina.
Absinto-selvagem, ambrosia-americana, artemija, artemisia, carprineira, cravo-da-roça, cravorana ou losna-selvagem são os nomes populares da Ambrosia tenuifolia L. pertencente a família botânica Asteraceae.
Espécie autóctone do continente americano. Medra em potreiros e áreas ruderais.
Planta herbácea ereta, odorífera, monóica, ramosa, peluda, que cresce de 30 a 90 cm de altura. O caule é cilíndrico, áspero, algo estriado, tenuamente tomentoso, simples, quando jovem, ramificando-se muito na maturidade. As folhas são curto-pecioladas, com 3 a 6 cm de comprimento, as inferiores, opostas, bipinatifidas, com segmentos lanceolados. As folhas superiores são pinadas, alternas e menores. As flores masculinas estão dispostas em capítulos pendentes e as femininas, sésseis, estão dispostas em rácimos paniculados de 20 cm de comprimento.
É de clima subtropical, não tolerando porém períodos muito frios e geadas. Desenvolve-se bem como esciófita.
A Ambrósia adapta-se às mais diversas condições de solo, comportando-se até mesmo como semi-halófita. Porém desenvolve-se melhor em solos de textura média e férteis. Não tolera solos muito ácidos e encharcados.
Cultivo:
• Espaçamento: 0,3m x 0,3m.
• Propagação: rebentos de rizoma. As estacas podem ser enraizadas em solo, areia ou vermiculita, em viveiros, ou diretamente a campo.
• Plantio: início da primavera.
• Florescimento: dezembro a janeiro.
• Colheita: 4 meses após o plantio, no início do florescimento.
• Produção de sementes: após a maturação, as sementes apresentam dormência, sendo quebrada com baixas temperaturas ou alternância de temperaturas.
Cuidados:
Durante a época da floração, o pólen pode vir a ser alergênico em pessoas susceptíveis, causando a febre do feno.
by Victinho Fernandopolis

Acompanhe nossas postagens em tempo real e fique sempre atualizado. Twitter
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 Responses to “Ambrósia”
Postar um comentário