loading...
quarta-feira, 8 de abril de 2015
Amora-preta
quarta-feira, 8 de abril de 2015 by Multiflora
A Amora-preta é indicada para a azia, cãibras do sangue, hemorróidas, inflamações da garganta e da boca e hidropisia.
É hemostática, adstringente, antidiabética, antidisentérica, tônica, anti-hipertensora, anticolesterolêmica, antidiarréica e antilítica.
Fitoquímica: a Amora-preta contém taninos.
Como usar:
• Xarope: feito à base de infusão das folhas e botões florais (a 10%) misturado ao suco dos frutos maturos. Aquece-se até o ponto de xarope.
A Rubus spp. pertence a família botânica Rosaceae e tem vários nomes populares, entre eles: amora-branca, amora-silvestre, sarçamora, silva, silva-de-são-francisco ou amora-preta.
A Amora-preta é uma planta arbustiva perene que cresce de 1,5 a 3 m de altura. As hastes sarmentosas e o caule são cilíndricos e os mais velhos são revestidos por uma cerosidade branca que pode ser removida com os dedos. Os acúleos que revestem o caule são grandes e de forma mais ou menos espiralada. Os acúleos das folhas localizam-se na nervura central e são recurvados para base da folha, o mesmo acontecendo com o pecíolo. As folhas são peninérveas formadas por 9 folíolos de coloração verde escuro na face ventral e esbranquiçada-tomentosa na face inferior. A inflorescência é do tipo panícula, formada por flores de pétalas brancas. A infrutescência é composta de numerosos frutos tipo drupa, de coloração violeta escura.
Da Amora-preta utiliza-se as folhas, raízes e frutos.
Cultivando a Amora-preta:
• Espaçamento: 2,0 x 1,5 m.
• Propagação: sementes e mergulhia de ramos. As sementes não germinam sem uma escarificação química com ácidos, como ocorre no estômago dos pássaros frugívoros.
• Plantio: outono (sementes) e primavera-verão (mergulhia).
• Florescimento: novembro e dezembro.
• Colheita: inicia-se a partir do segundo ano.
• Poda: a planta tem que ser podada periodicamente para facilitar os tratos culturais e a colheita. As mãos, braços e os olhos devem ser protegidos para evitar-se ferimento pelos espinhos.
• Produção de sementes e frutos: dezembro e janeiro.
Outros usos para Amora-preta:
• Os ramos são utilizados para o fabrico de cestos para flores e peneiras finas.
Tags: Medicina Popular
by Victinho Fernandopolis

Acompanhe nossas postagens em tempo real e fique sempre atualizado. Twitter
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 Responses to “Amora-preta”
Postar um comentário