loading...

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Plantas Abortivas - Cabacinho-do-norte



Principais indicações da Cabacinho-do-norte:
Utilizados também no tratamento de amenorréia, ascite, inflamações genito-urinárias e oftálmicas, hematomas, úlceras, feridas, hidropisia  clorose.

Propriedades Etnoterapêuticas:
Os frutos são emenagogos, vermífugos, drásticos, vomitivos, hidragogos, anti-herpéticos, purgativos, expectorantes, antissinusíticos, esternutatórios, descongestionantes nasais, adstringentes, antidiabéticos e antissépticos. As sementes tem efeito anti-helmíntico.

Fitoquímica:
M-carboxifenil alanina, cucurbitacina B, isocucurbitacina B, cucurbitacina D, gipsogenina e luperosídeos A, B, C, D, E, F, G e H. Os frutos contém um princípio amargo chamado buchinina.

Atenção para a toxicologia da Cabacinho-do-norte:
A Cabacinho-do-norte é mais uma planta que provoca o aborto, através da utilização de sua folhas secas. Doses abusivas podem causar fortes diarréias acompanhadas de náuseas e graves cólicas. Fique atento para a polpa do fruto que pode causar inflação das mucosas. O uso da planta deve ser feito sob orientação profissional.







A Luffa operculata [L.] Cogn é uma planta sarmentosa, escandente, anual, de caule 5-anguloso ou não. Gavinhas bífidas, compridas e vilosas, pertencente a família botânica Cucurbitaceae.
Suas folhas são longo-pecioladas, cordi-reniformes, angulosas, 5-7-palmadas ou poligonais, com 6 a 12 cm de comprimento e 8 a 20 cm de largura, escabrosas, verde-escuras na página inferior, ápice agudo ou acuminado, base recortada, atenuada, margem levemente apiculada, glabra na face ventral e glabrescente na dorsal. As flores são monóicas, campanuladas, axilares, amareladas e solitárias. O fruto é tipo baga, ovóide, com ápice agudo, mole, liso, verde quando imaturo e amarelo quando maturo. As sementes são numerosas e pardas.
Seus nomes populares são abobrinha-do-norte, bucha-dos-paulistas, buchinha, buchinha-do-norte, cabacinha, cabacinho, capa-de-bode, purga-dos-paulistas, purga-de-bucha.
Da cabacinho-do-norte utiliza-se os frutos.

Uso:
Colutório (para sinusite): 1 colher das de café de cloreto de sódio puro em uma xícara das de chá de água. Descascar a buchinha e retirar um pedaço fino com 1cm2 de área e colocar na solução salina. Deixar e maceração por 5 dias e coar. Colocar nas narinas 1 a 2 gotas de manhã e à noite. Não assoar o nariz; deixar que o fluxo escorra naturalmente. Repetir até no máximo 5 dias.
Colutório: ferver 1g do fruto em água. Esfriar e pingar uma gota na narina.

Farmacologia e Atividade biológica:
Moluscicida, quando em concentrações de 1.000ppm contra Biomphalaria straminea e estimulante de útero de ratas.

Cultivo:
Espaçamento: 3 x 3m.
Propagação: sementes. Proceder a semeadura em substrato organo-mineral, em badejas de isopor ou outro recipiente.
Plantio: outubro.
Tutoramento: a planta desenvolve-se melhor quando tutorada, reduzindo a incidência de doenças e facilitando a colheita dos frutos. Quando tutorada, a planta lança raízes aéreas a partir dos nós, estendendo-se por até 1 m de comprimento.
Nutrição: a planta é nitrófila, necessitando de uma adubação em cobertura com nitrogênio.
Florescimento: por ser uma espécie de fotoperíodo curto, não floresce e frutifica na região sul do Brasil, vegetando ao longo de ramas que atingem até 8 m de comprimento.

Propriedades:
Os frutos novos são comestíveis.
O parênquima fibroso constitui matéria prima para a limpeza de panelas.

Tags: ,

0 Responses to “Plantas Abortivas - Cabacinho-do-norte”

Postar um comentário

Assine Nosso Feed de Notícias

Assine nosso Feed de Notícias e fique sempre atualizado

© 2015 Remédios da Vovó.com.br. All rights reserved.
Designed by SpicyTricks