loading...

quarta-feira, 8 de junho de 2016

Quitoco




O Quitoco é indicada para a bronquite, afecções hepáticas, metrite, resfriado e dores do corpo.
A Pterocaulon virgatum DC. possui raízes carminativas, resolutivas e digestivas. Em banho, atua como estimulante. A infusão das raízes é diurética. A planta é ainda anti-reumática e béquica.
Do Quitoco utiliza-se na medicina popular as suas folhas e raízes.









A Pterocaulon virgatum DC. pertencente a família botânica Asteraceae ficou conhecida popularmente por diversos nomes diferentes, entre eles: Alecrim-das-paredes, Barbaço, Barbasco, Branqueja, Calção-de-velho, Calças-de-velho, Tingui, Verbasco-do-brasil, sendo o mais difundido Quitoco.
O Quitoco é uma espécie autóctone que cresce espontaneamente o sul do Brasil, em locais úmidos, terrenos baldios e até à beira das estradas.
Planta herbácea ou sublenhosa, perene, ereta, que cresce até 2,5m de altura. Caule anguloso, cilíndrico, com densa pubescência lanuginosa, lenhoso na base e fibroso nas partes superiores, dotado de alas membranáceas verdes. As folhas são alternas, membranáceas, pilosas em ambas as faces, sésseis, lanceoladas, oblongas, estreitas, denteadas e decurrentes, medindo 8 a 12cm de comprimento por 2 a 3cm de largura. As flores são esbranquiçadas, quando novas, castanho, quando maturas, dispostas em capítulos subglobosos, denso-corimbosos, paniculados, sésseis, providos de brácteas involucrais estreito-lanceoladas e branco-pubescentes. O fruto é um aquênio miúdo, subgloboso, de cerdas moles, contendo várias sementes.
O Quitoco é de clima subtropical, preferindo temperaturas amenas. É heliófita.
Desenvolve-se em quase todos os tipos de solos, de preferência os úmidos, arenosos e ácidos.

Plantio:
Ambiente: por ser uma espécie muito rústica, pode ser implantada nos solos mais pobres e acidentados da propriedade.
Espaçamento : 0,8 x 0,4m.
Propagação: sementes. Semear em bandejas de isopor com substrato organo-mineral.
Plantio: setembro e março a abril.
Florescimento: janeiro a abril.
Colheita: 160 a 180 dias após o plantio.




ATENÇÃO: As propriedades medicinais e terapêuticas aqui postadas foram repassadas de geração em geração através do conhecimento popular, portanto, é necessário muita cautela na sua manipulação.
Não toque ou manipule qualquer planta para a produção de remédios caseiros sem antes ter uma prévia avaliação médica da situação do doente.
A manipulação de todo e qualquer espécie vegetal para a extração de propriedades terapêuticas ou medicinais deve ser feita apenas por pessoa com muito conhecimento no assunto e não pode substituir qualquer tratamento receitado por médico. Muitas plantas são tóxicas e podem oferecer risco de morte e demais transtornos. Não nos responsabilizamos por qualquer ato de terceiros com o uso das informações aqui postadas.
IMPORTANTE: Tenha bem presente que esta não é uma página de receitas medicinais, mas sim uma divulgação dos usos e costumes das populações acerca dos usos populares das plantas empregues tradicionalmente na medicina caseira. Assim, esta página não pretende ser uma página de medicina mas sim uma página em que se transmite o património cultural do povo. Deste modo, é de salientar que qualquer utilização desta página como orientação para o consumo das plantas nela apresentadas é da exclusiva responsabilidade do visitante.

 

Tags: , , , , ,

0 Responses to “Quitoco”

Postar um comentário

Assine Nosso Feed de Notícias

Assine nosso Feed de Notícias e fique sempre atualizado

© 2015 Remédios da Vovó.com.br. All rights reserved.
Designed by SpicyTricks